top of page

Apresentação

A Revista FCW Cultura Científica (ISSN 2965-9086) é uma publicação da Fundação Conrado Wessel com a proposta de contribuir para o debate em temas de grande importância para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Brasil. 

 

A cada edição, destacados pesquisadores, acadêmicos e especialistas são entrevistados e falam sobre diferentes assuntos com profundidade mas ao mesmo tempo de modo claro e direto, para que possam ser facilmente entendidos por interessados em qualquer outra área do conhecimento.

quasaroutflow.jpg

Como são formados os buracos negros? Quando surgiram as primeiras galáxias? O universo tem 13,8 bilhões de anos ou mais? O que são a energia escura e a matéria escura que, juntas, compõem 95% do universo? 

A astronomia e a astrofísica estão em um momento empolgante no qual questões como essas poderão ser respondidas nos próximos anos. Nesta edição, entrevistamos os professores e pesquisadores Beatriz Barbuy, Elisabete de Gouveia Dal Pino, Laerte Sodré Jr., Ricardo Ogando e Danilo Albergaria, que explicam como a nova geração de observatórios, os novos telescópios espaciais, projetos de mapeamento e diversas outras novidades prometem não apenas ampliar mas também modificar o conhecimento sobre o universo. 

Edições anteriores:

Esta edição da Revista FCW Cultura Cientifica discute o que é a linguagem, sua importância e seus limites, desafios em pesquisa, como ela tem se modificado e como poderá se transformar no futuro com o avanço das tecnologias digitais. Um avanço que traz otimismo mas também desencadeia discussões em temas como desinformação, identidade, ética e diversidade. Os entrevistados, professores Alexandre Guimarães Tadeu de Soares, Gilvan Müller de Oliveira, Helena Caseli, Marcelo Buzato e Raquel Freitag, abordam mudanças na linguagem investigadas em áreas e temáticas como sociolinguística, multilinguismo, política, filosofia e computação. Destacam também o impacto da inteligência artificial na comunicação.

_a9f5439e-0db5-49d7-ab00-b5dce8001f79_edited.jpg

Os materiais avançados são desenvolvidos em laboratórios e têm características inovadoras e eventualmente disruptivas, impactando diretamente os mais diversos setores, como saúde, energia, segurança, transporte, mobilidade e meio ambiente. Adalberto Fazzio, Edgar Dutra Zanotto. Elson Longo, Thoroh de Souza e Vânia Zunin Zeidler falam sobre compostos fundamentais para a construção do futuro, como semicondutores, materiais bidimensionais, vidros cerâmicos e materiais quânticos, que começam a definir o próximo capítulo da jornada tecnológica ​

cc4_dentro.jpg

Os casos de doenças, fome e mortes na Terra Indígena Yanomami, provocados pela destruição causada pelo garimpo ilegal e pela ausência do poder público, colocam em evidência a difícil situação da saúde na Amazônia Legal. Poucos hospitais, postos de saúde distantes, falta de médicos e equipamentos, além do aumento das doenças crônicas somados à ainda alta presença das doenças infecciosas e parasitárias são alguns dos problemas que atingem a região. Para falar sobre o assunto, a segunda edição de FCW Cultura Científica entrevista alguns dos principais cientistas do país em questões amazônicas e de saúde

marcelo_camargo_ab1small.jpg

Por que os programas que simulam conversas, como o ChatGPT, estão sendo considerados a maior inovação na computação desde o Google ou até mesmo a internet? Outro programa, o LaMDA, é até capaz de ter sentimentos, de acordo com o engenheiro que trabalhou em seu desenvolvimento. Ficção ou fato, o certo é que em 2023 novos chatbots e muitas aplicações serão lançadas para explorar o potencial da inteligência artificial em diferentes áreas e poderão mudar a forma como os humanos se relacionam com a tecnologia. Confira nas reportagens e entrevistas da primeira edição de FCW Cultura Científica

chat_capa.webp
bottom of page