Mudanças Climáticas
A industrialização, o desmatamento, o consumo desenfreado, a poluição, a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa colocaram, em poucas décadas, o futuro do planeta e dos seres que o habitam em risco.
Nesta edição da Revista FCW Cultura Científica entrevistamos alguns dos principais pesquisadores brasileiros que estudam as mudanças climáticas, seus impactos, perspectivas e alternativas.
Carlos Nobre, Gilberto Januzzi, Jose Marengo, Patrícia Morellato e Paulo Artaxo explicam como chegamos ao preocupante momento atual, o que fizemos de errado, os prejuízos que ainda estão por vir e o que podemos fazer para evitar um futuro marcado por tragédias que, a cada dia, parecem mais próximas e inevitáveis.
O século 21 será decisivo na crise climática. Segundo projeções feitas pelo IPCC, sem reduções rápidas e significativas nas emissões de gases de efeito estufa, até o ano 2100 grandes áreas da Terra sofrerão mudanças tão drásticas que terão reduzida a sua capacidade de suportar a ocupação humana em larga escala. Os efeitos de longo prazo do aquecimento serão sentidos pelos próximos séculos, mesmo que as emissões sejam limitadas neste século, o que não está ocorrendo. As emissões de gases estufa não apenas permanecem elevadas como ainda por cima continuam a aumentar. É como um forno onde o bolo está quase queimando, mas o cozinheiro aumenta a temperatura em vez de diminuir ou desligar.