top of page
hubblecapa.webp

Astronomia e Astrofísica

Há 100 anos, Edwin Hubble mostrou que a Via Láctea não era a única galáxia e que o universo estava em expansão, alterando profundamente o destino da astronomia. Nos anos seguintes, telescópios em terra e no espaço, como o Hubble, ampliaram enormemente o conhecimento sobre o universo. Mas há ainda muito a descobrir e muitos mistérios a tentar entender. 

Como são formados os buracos negros, quando surgiram as primeiras galáxias e será que o universo tem mais de 13,8 bilhões de anos? O que são a energia escura e a matéria escura que, juntas, somam 95% do universo? E a mais constante das ideias da ficção científica, vida em outro planeta, existe ou a Terra é única neste sentido, como diz o paradoxo de Fermi. 

A astronomia e a astrofísica estão em um momento empolgante no qual questões como essas poderão ser respondidas nos próximos anos, com os telescópios espaciais James Webb e Roman e a nova geração de observatórios, além de projetos de mapeamento e diversos outros que prometem não apenas ampliar mas também modificar o conhecimento sobre o cosmos.

Nesta edição, entrevistamos os professores e pesquisadores Beatriz Barbuy, Elisabete de Gouveia Dal Pino, Laerte Sodré Jr., Ricardo Ogando e Danilo Albergaria, que abordam a origem do universo; a formação e a composição química de galáxias e estrelas; buracos negros; supernovas e quasares; raios gama, neutrinos e ondas gravitacionais; energia escura e matéria escura; levantamentos e mapeamentos do céu sobre a Terra; a evolução das teorias científicas; novas tecnologias de fabricação de instrumentos, computação e inteligência artificial; a participação brasileira nos grandes projetos de observatórios; e vários outros assuntos importantes para o desenvolvimento da astronomia e da astrofísica. 

Boa jornada!

Imagem da capa: aglomerado Westerlund 2, escolhido pela Nasa para comemorar os 25 anos de operação do telescópio espacial Hubble (Nasa)

Revista FCW Cultura Científica v. 2 n.2 Maio - Julho 2024

Edições anteriores:

bottom of page