
Redes sociais surgiram para aproximar usuários e facilitar o acesso à informação, mas acabaram ampliando o isolamento, a ansiedade, a depressão e se transformaram em campos de batalha para conflitos políticos, incubadoras de fake news e amplificadoras de discursos de ódio, de intolerância e antidemocráticos.
Em um cenário movido por curtidas e algoritmos, influenciadores vendem estilos de vida, opiniões, produtos e ideologias sem transparência, preparo ou compromisso ético. A ausência de mediação e a cultura do anonimato facilitam o linchamento virtual. A crítica vira ataque, o debate vira guerra e a vulnerabilidade é explorada como espetáculo. E, quando a lógica da viralização supera o senso de responsabilidade, conteúdos perigosos ou criminosos se espalham com velocidade assustadora.
Nesta edição, Letícia Cesarino (UFSC), Marcelo Soares (Lagom Data), Marie Santini (UFRJ), Luis Felipe Miguel (UnB) e Telma Vinha (Unicamp) examinam os impactos das redes sociais, destacando sua evolução de ferramentas de conexão para ambientes de publicidade, polarização, vigilância e manipulação e porque devemos questionar como usamos e o que recebemos pelas plataformas digitais.