top of page
PatrickPerkins_capa.jpg

Conservação da biodiversidade

A crise da biodiversidade é um problema que afeta o mundo e todos os seres vivos e exige ações urgentes. “Esta década é a última chance para a biodiversidade: até um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção e muitos ecossistemas estão em risco de colapso”, diz o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 

 

Não há mais tempo a perder, mas as metas acordadas pelos países nas Conferências das Nações Unidas sobre Biodiversidade não têm sido alcançadas e a degradação está mais acelerada do que a capacidade de recuperação dos ecossistemas. É uma conta que não fecha. 

Leia nesta edição de FCW Cultura Científica entrevistas com alguns dos mais renomados especialistas em biodiversidade no Brasil, que destacam os maiores problemas e apontam caminhos e possíveis soluções. 

Revista FCW Cultura Científica v. 1 n 3 julho - setembro 2023

Edições anteriores:

Rovena4small.jpg

Os casos de doenças, fome e mortes na Terra Indígena Yanomami, provocados pela destruição causada pelo garimpo ilegal e pela ausência do poder público, colocam em evidência a difícil situação da saúde na Amazônia Legal. Poucos hospitais, postos de saúde distantes, falta de médicos e equipamentos, além do aumento das doenças crônicas somados à ainda alta presença das doenças infecciosas e parasitárias são alguns dos problemas que atingem a região

capafcw.webp

Por que os programas que simulam conversas, como o ChatGPT, estão sendo considerados a maior inovação na computação desde o Google ou até mesmo a internet? Outro programa seria capaz de ter sentimentos. Ficção ou fato, o certo é que em 2023 novos chatbots e muitas aplicações serão lançadas para explorar o potencial da inteligência artificial em diferentes áreas e poderão mudar a forma como os humanos se relacionam com a tecnologia.

bottom of page