Acerca de

337bc1_570893567ed0479d809004f453d47607_mv2_edited.jpg

Fundação Conrado Wessel

Apoio à filantropia e atividades culturais

 

Pouco antes de seu falecimento, em 24 de maio de 1993, Conrado Wessel explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia e para o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. Desta forma, em maio de 1994, após o período de inventário de seus bens, foi instituída a Fundação Conrado Wessel. Os recursos que a Fundação distribui para as entidades beneficentes no País são oriundos de imóveis de aluguéis, principalmente nos bairros de Santa Cecília, Barra Funda e Campos Elíseos, próximos à região central de São Paulo.
 

A Fundação Conrado Wessel patrocina entidades beneficentes e incentiva a arte, a cultura e a ciência por meio de prêmios que são concedidos a empresas e pessoas de destaque em suas áreas de atuação. 


Ao idealizar a Fundação, Conrado Wessel pré-definiu cinco entidades que deveriam ser beneficiadas pelos rendimentos provenientes do seu patrimônio. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) e a Associação Escolar Benjamim Constant. 


Além destas, Conrado Wessel determinou que a cada ano fosse escolhida uma entidade diferente a ser beneficiada, a qual obrigatoriamente deveria ter seu foco de atuação na ajuda a crianças carentes. Nos últimos anos, a entidade escolhida foi o Fundo Social do Instituto de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, que cuida de instituições para crianças carentes nos bairros do Glicério e Campos Elíseos, na cidade de São Paulo. 


Entre as entidades beneficiadas pela Fundação, a maior verba vai para o Corpo de Bombeiros. A entidade patrocina a participação de representantes das 21 corporações do Estado de São Paulo em eventos internacionais Neste ano, será a vez das Olimpíadas Internacionais - o Fíre Games marcada para julho, na França O evento é realizado a cada dois anos e a escolha dos participantes é feita pela prOpria corporação. 

Além de apoiar instituições beneficentes, a Fundação criou, em 2002, o Prêmio Fundação Conrado Wessel, com o objetivo de incentivar as atividades relacionadas à arte, cultura e ciências. 

Leia mais: 
cwsmall.jpg