top of page
frazao12b.jpg

Saúde na Amazônia

Os casos de doenças, fome e mortes na Terra Indígena Yanomami, provocados pela destruição causada pelo garimpo ilegal e pela ausência do poder público, colocam em evidência a difícil situação da saúde na Amazônia Legal. Poucos hospitais, postos de saúde distantes, falta de médicos e equipamentos, além do aumento das doenças crônicas somados à ainda alta presença das doenças infecciosas e parasitárias são alguns dos problemas que atingem a região.

 

Para falar sobre o assunto, esta segunda edição de FCW Cultura Científica entrevista alguns dos principais cientistas do país em questões amazônicas e de saúde. Os médicos Luís Marcelo Aranha Camargo, Rubens Belfort Jr. e Paulo Basta, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha e a ministra da Saúde Nísia Trindade Lima, todos cientistas renomados, não apenas abordam os problemas mas também alternativas que podem ajudar a superar cenários desoladores para a população da Amazônia.

Revista FCW Cultura Científica v. 1 n 2 abril - junho 2023

erney.webp

Edição anterior

Por que os programas que simulam conversas, como o ChatGPT, estão sendo considerados a maior inovação na computação desde o Google ou até mesmo a internet? Outro programa, o LaMDA, é até capaz de ter sentimentos, de acordo com o engenheiro que trabalhou em seu desenvolvimento. Ficção ou fato, o certo é que em 2023 novos chatbots e muitas aplicações serão lançadas para explorar o potencial da inteligência artificial em diferentes áreas e poderão mudar a forma como os humanos se relacionam com a tecnologia

bottom of page