Últimas semanas: prêmio internacional de fotografia científica vai dar US$ 20 mil para melhor ensaio sobre “Geleiras e Desertos”
- Fundação Conrado Wessel
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Termina em 15 de fevereiro o prazo de inscrições para o Through Southern Lenses: Science in Focus, prêmio internacional de fotografia da FCW com a TWAS

Termina em 15 de fevereiro o prazo de inscrições para o Through Southern Lenses: Science in Focus, prêmio internacional inédito criado pela Fundação Conrado Wessel (FCW) em parceria com a Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS).
A iniciativa reconhece, por meio da fotografia, conquistas e desafios da ciência no Sul Global e oferece US$ 20 mil ao melhor ensaio fotográfico da edição.
A TWAS — unidade programática da Unesco dedicada a fortalecer a capacidade científica em países em desenvolvimento — une-se à FCW, fundação filantrópica brasileira reconhecida por promover arte, cultura e ciência, para destacar como a imagem pode aproximar ciência e sociedade e ampliar o interesse público por pesquisas relevantes.
“Este prêmio não é apenas sobre capturar imagens; é sobre revelar a alma da ciência no Sul Global — sua beleza, urgência e potencial transformador”, afirma Carlos Vogt, diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel. “Temos orgulho de ajudar a construir pontes entre arte e ciência, fomentando uma cultura de curiosidade e engajamento.”
Para Marcelo Knobel, diretor-executivo da TWAS, “a iniciativa reconhece a fotografia como um meio poderoso de inspirar o interesse público pela ciência, fortalecendo a conexão entre ciência e sociedade por meio de narrativas visuais acessíveis e envolventes.”
Mais do que um concurso, o Through Southern Lenses pretende ser uma plataforma global de narrativa visual que ultrapassa barreiras linguísticas e culturais. Em um contexto de avanços científicos acelerados e desafios climáticos urgentes, a fotografia funciona como linguagem universal para traduzir pesquisa em histórias compreensíveis e mobilizadoras.
O prêmio reconhecerá o melhor ensaio fotográfico (10 imagens originais) que represente o tema desta primeira edição: “Geleiras e Desertos”. A proposta é convidar fotógrafos e pesquisadoras(es) do Sul Global a retratar os impactos das mudanças climáticas — do derretimento das geleiras à expansão dos desertos — e a resiliência de ecossistemas e comunidades diante desse cenário. Em caso de participação em grupo, o valor será destinado a um representante designado.
O concurso é aberto a fotógrafos individuais e grupos de países do Sul Global. Não serão aceitas imagens geradas por inteligência artificial.
Inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2026
Mais informações e regulamento: southernlenses.org
(Foto: Érico Hiller, vencedor do Prêmio FCW de Fotografia).


