top of page

Soraya Soubhi Smaili é a nova conselheira da FCW

“Considero um privilégio por que desde o início de minha carreira acadêmico-científica sempre tive uma admiração muito grande pela Fundação Conrado Wessel, pelo incentivo à ciência, à arte e a cultura em nosso país”, disse



Soraya Soubhi Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina, tomou posse no Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel (FCW) na quarta-feira (08/02).


Reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no período 2013-2021, Smaili é coordenadora adjunta do Centro de Saúde Global da Unifesp e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, e políticas públicas par educação e ciência.


“Considero um privilégio por que há muitos anos, desde o início de minha carreira acadêmico-científica, que agora está completando 37 anos, desde que comecei o mestrado e depois o doutorado na Escola Paulista de Medicina, sempre tive uma admiração muito grande pela Fundação Conrado Wessel, principalmente pelo incentivo e apoio à ciência, à arte e a cultura em nosso país”, disse.


“Considero fundamental essa intersecção entre ciência, arte e cultura, por que são valores da formação e do desenvolvimento humano. A ciência que contribui para nosso desenvolvimento como sociedade e a arte e cultura que são valores que compõem uma formação humanista e a formação de uma sociedade mais avançada, com valores elevados. A FCW tem essa composição interessante e faz isso com muita dedicação, seriedade e disposição e isso traz para nós, para a sociedade, uma força para que continuemos no caminho do desenvolvimento social e econômico por meio desses valores”, disse Smaili.


A nova conselheira da FCW ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, realizou mestrado, doutorado e livre-docência pela Escola Paulista de Medicina e pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi pesquisadora visitante no NIH e fellow da Fogarty Foundation.


Foi secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Diretório Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e membro da Iniciativa da Ciência e Tecnologia no Parlamento. Integrou o Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e o Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo.


“As pessoas que estão na Fundação Conrado Wessel, que estão neste conselho, são pessoas que admiro muito. São cientistas de grande reputação tanto no Brasil como internacionalmente, dedicados ao desenvolvimento da ciência e isso me faz sentir muito honrada e buscarei contribuir com todas as minhas possibilidade para que esse trabalho seja o melhor possível”, disse Smaili.




bottom of page