top of page

Revista Einstein publica editorial sobre Erney Plessmann de Camargo

Luiz Vicente Rizzo, diretor superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, homenageia ex-presidente da Fundação Conrado Wessel



einstein (São Paulo). 10/Mar/2023

Obituary: Erney Felicio Plessmann de Camargo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2023ED0000


Faleceu Erney Felicio Plessmann de Camargo, professor emérito da Universidade de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro honorário da Academia Nacional de Medicina. Ao assumir o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o professor Erney revolucionou a agência, instituindo diversos procedimentos que foram fundamentais para o avanço da ciência brasileira. Apesar da falta de financiamento adequado, ele conseguiu acompanhar um crescimento notável da produtividade científica no Brasil.


Erney era um amigo e um mentor. Seu papel no Conselho Científico do Instituto desde 2010 foi fundamental para o sucesso científico que alcançamos. Ele costumava dizer que “a ciência é feita por cientistas e é isso que eles devem fazer” esse pensamento ajudou a moldar a ideia do Gabinete de Apoio ao Pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein, que presta todo o suporte pré e pós-premiação aos cientistas do Einstein entre outros serviços de apoio ao avanço da ciência.


Erney fará muita falta. Faremos o possível para manter viva sua visão de ciência e inovação como o caminho para a humanidade superar os males que nos afligem. Com nossas mais sentidas condolências à sua família e amigos, nos despedimos de um dos grandes cientistas e administradores de pesquisa que nossa nação já produziu.


Luiz Vicente Rizzo Diretor Superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

bottom of page