top of page

O enfrentamento da desinformação intencional no Brasil: uma pauta urgente

No contexto do projeto Enfrenta, professores Manoel Barral-Netto e Carlos Vogt publicam artigo sobre a situação e as características atuais da desinformação e do descrédito na ciência no Brasil e refletem sobre o seu enfrentamento



Em artigo publicado no site The Conversation nesta quinta-feira (14/12), os professores Manoel Barral-Netto, presidente da Academia de Ciências da Bahia, e Carlos Vogt, diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel, discutem a urgência de se enfrentar a desinformação intencional no Brasil.


O artigo deriva do projeto Enfrenta, promovido pela Academia de Ciências da Bahia e pela Fundação Conrado Wessel para discutir a situação e as características atuais da desinformação e do descrédito na ciência no Brasil e refletir sobre o seu enfrentamento.


"Uma característica atual de desinformação intencional é a utilização de mecanismos muito potentes para ampliar o seu alcance e a falta de conhecimento sobre as bases da ciência. Existe uma indústria de desinformação muito bem organizada, com fortes interesses econômicos e que se baseia em uma agenda com noções bem estabelecidas do que é necessário para consolidar determinadas ideias, valores morais e ideologias. Algumas das áreas temáticas em que se destaca a maquinaria da desinformação são a pauta ambiental, a saúde, a segurança pública, os direitos sociais que visam corrigir desigualdades e iniquidades, e a política atingindo, assim, a própria democracia", destacam os autores.


"Não podemos cometer erros. É necessário utilizar todas as estratégias e instrumentos disponíveis para fornecer informações cientificamente embasadas e em linguagem acessível para a população, além das medidas de controle sobre o poder dos que se beneficiam com a desinformação", dizem.



O projeto Enfrenta realizou uma série de seis webinários tratando de diversos aspectos do tema. De cada webinário foi produzido um relatório executivo. O último encontro de 2023, que é promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS), é o Seminário sobre Enfrentamento e Prevenção à Desinformação Científica em Saúde e Ambiente, ocorre nesta quinta-feira, 14 de dezembro, na Fiocruz Brasília, com transmissão ao vivo.






bottom of page