top of page

Ministra da Saúde visita a FCW

Nísia Trindade Lima falou sobre questões de importância urgente para a saúde pública brasileira, como a vacinação e a crise vivida pelos Yanomami, e destacou a importância do trabalho em conjunto com universidades e institutos de pesquisa



Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde, visitou a sede da Fundação Conrado Wessel (FCW) no sábado (04/02). Na visita, a ministra falou sobre questões de importância urgente para a saúde pública brasileira, como a vacinação e a crise vivida pelos Yanomami, e destacou a importância do trabalho em conjunto com universidades, institutos de pesquisa e instituições que apoiam o desenvolvimento da ciência no país.


"Na Terra Indígena Yanomami, o garimpo desorganizou totalmente o modo de vida indígena, levando à fome, à desnutrição, ao aumento dos casos de malária, à possibilidade de outras doenças também por conta de mudanças no hábitat de vetores e a diversos outros problemas que resultaram em uma situação não somente crítica agora, mas potencialmente crítica daqui para a frente. Então, precisamos trabalhar juntos na questão amazônica e acho que o apoio da Fundação Conrado Wessel, que tem tido um papel muito importante em estimular a ciência e a cultura brasileiras, será fundamental", disse Nísia Trindade.


"Outro movimento forte que estamos fazendo é em torno da importância da vacinação, por que houve uma diminuição na vacinação infantil no país até mesmo para doenças como sarampo e poliomielite. Precisamos reduzir a desinformação e aumentar o nível de confiança nas vacinas e no sistema de saúde. Estamos trabalhando com as secretarias estaduais e municipais da Saúde para que isso seja um movimento nacional. Estamos organizando com o Ministério da Educação para inclusive ter vacinação em escolas. E nesse movimento em defesa da vacinação é fundamental contarmos com o apoio de cientistas", disse a ministra.


Erney Plessmann de Camargo, diretor presidente da FCW, lembrou que conhece a ministra há vários anos, pois participa do conselho da Fundação Oswaldo Cruz desde 2011, instituição presidida por Nísia Trindade de 2017 a 2022. "É ótimo saber que o Ministério tem à frente alguém que conhecemos e que sabemos será capaz de conduzir ações que permitam fortalecer a saúde pública do país. O Ministério da Saúde pode contar com o apoio da Fundação Conrado Wessel", disse.


O presidente da FCW comentou também que, com relação à questão amazônica, a próxima edição da revista digital FCW Cultura Científica terá como tema "Saúde na Amazônia".


A reunião contou com a presença de Inês Fernandes, assessora especial do Ministério da Saúde, e dos conselheiros da FCW José Roberto Drugowich de Felício (presidente) e Rubens Belfort Jr.


Soraya Soubhi Smaili, professora da Escola Paulista de Medicina e reitora da Unifesp no período 2013-2021, e Henrique Krieger, professor no Instituto de Ciências Biomédicas da USP e coordenador do Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental, também participaram da reunião.





bottom of page