top of page

Virgilio Almeida recebe o Prêmio FCW de Ciência 2023

Professor emérito da UFMG destaca a importância da inteligência artificial e o papel dos cientistas em informar a sociedade sobre os avanços e os riscos da tecnologia


Virgilio Almeida recebeu o Prêmio FCW de Ciência em 2023 em cerimônia realizada no dia 26 de outubro em São Paulo. Concedido anualmente pela Fundação Conrado Wessel, o prêmio no valor de R$ 400 mil reconheceu este ano um pesquisador de excelência na área de Ciência da Computação.


"Externo minha alegria por ter sido agraciado com o prestigioso Prêmio FCW, que distingue contribuições para o avanço da ciência. A escolha da área e do tema Ciência da Computação para os Prêmios FCW de Fotografia e de Ciência este ano tem um simbolismo significativo para os tempos atuais, marcados pela velocidade das mudanças e por incertezas, mas também por esperanças no avanço da ciência e na capacidade da arte de valorizar o humano e a natureza", disse Almeida, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais especialistas do país em inteligência artificial.


"O professor Virgilio Almeida é o vencedor do Prêmio FCW de Ciências 2023, cujo tema Ciência da Computação não poderia encontrar melhor personagem para sua destinação, neste ano um pouco mais distendido, mas ainda assim de tantas ameaças, perigos e desavenças para a sociedade, para o país, para os continentes e oceanos, para o planeta. O Prêmio FCW não faz se não enfatizar a sua já reconhecida a distinção acadêmica e intelectual. O professor Virgilio transita por todos os quadrantes da cultura científica com a vontade de quem passeia por um parque em um dia ensolarado, por isso sua escolha para o prêmio FCW não poderia ser mais adequada aos propósitos do Prêmio e da Fundação Conrado Wessel", disse Carlos Vogt, diretor-presidente da FCW, em saudação ao premiado.


O Prêmio foi entregue por José Roberto Drugowich de Felício, presidente do Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel.


Clique nas imagens a seguir para ler o discurso de Virgilio Almeida e a saudação feita por Carlos Vogt:





O vencedor do Prêmio FCW de Ciência 2023

Virgilio Augusto Fernandes Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Harvard University. Pesquisador 1A do CNPq, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Formou-se engenheiro eletricista pela UFMG, com mestrado em informática pela PUC-RJ e doutorado em ciência da computação pela Vanderbilt University. Seus interesses atuais em pesquisa são especialmente o impacto social dos algoritmos e governança e políticas públicas para tecnologias digitais.


A escolha de Almeida foi feita pela Comissão Julgadora, presidida por Helena Nader (professora emérita da Escola Paulista de Medicina e presidente da ABC) e composta por: Avelino Zorzo (coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da Capes/MEC), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep), Demi Getschko (diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br), Fabio Cozman (diretor do Center for Artificial Intelligence – C4AI), Jacques Wainer (professor do Instituto de Computação da Unicamp), Marcio de Castro Silva Filho (diretor científico da FAPESP), Ricardo Galvão (presidente do CNPq) e o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.


O Prêmio FCW de Ciência é concedido desde 2002 a uma personalidade de destaque com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico no país. Saiba mais sobre o Prêmio e conheça seus ganhadores em: www.fcw.org.br/ciencia.


Virgilio Almeida foi um dos entrevistados na primeira edição da revista FCW Cultura Científica, que teve como tema “Chatbots e Inteligência Artificial”. Leia a entrevista em www.fcw.org.br/culturacientifica-ia-virgilioalmeida.








Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page