top of page
  • Preto Ícone Instagram
  • Cinza ícone do YouTube

Morre José Álvaro Moisés, referência da ciência política brasileira

  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Professor da FFLCH-USP e um dos fundadores do PT, Moisés deixou contribuições fundamentais para estudos sobre democracia, instituições políticas e direitos humanos


A Fundação Conrado Wessel manifesta seu pesar pelo falecimento do cientista político e professor da Universidade de São Paulo (USP) José Álvaro Moisés, ocorrido na sexta-feira (13/02), aos 80 anos, no litoral paulista. O velório será realizado no domingo, das 8 às 11 horas, no Salão Nobre do Prédio da Administração da FFLCH.


Docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Moisés foi uma das principais referências da ciência política brasileira, com contribuições fundamentais para os estudos sobre democracia, instituições políticas e cultura política.


“Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores”, destacou em nota a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).


Graduado em Ciências Sociais pela USP em 1970, mestre em Política e Governo pela Universidade de Essex (1972) e doutor em Ciência Política pela USP (1978), sob orientação de Francisco Weffort, Moisés foi professor titular do Departamento de Ciência Política da FFLCH e, posteriormente, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Ao longo de sua trajetória acadêmica, também foi professor visitante do Centro Latino-Americano da Universidade de Oxford (1991-1992).


Foi diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP entre 1995 e 2017 e coordenador do Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia do IEA-USP. Atuou ainda como Secretário de Apoio à Cultura (1995-1998) e Secretário do Audiovisual (1999-2002) do Ministério da Cultura, além de ter presidido o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) entre 1987 e 1991.


"É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do professor José Álvaro Moisés, que tão enorme legado deixa ao Departamento de Ciência Política da USP, à FFLCH, e à ciência política brasileira em geral”, disse o Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP em nota. Segundo o chefe do departamento, Rafael Duarte Villa, Moisés “mantinha uma atividade intelectual prolixa e engajada”, com reflexões constantes sobre “o futuro da democracia brasileira, direitos humanos e cultura política”.


Pioneiro em estudos da cultura política no país, Moisés é descrito por seus pares como um “incansável construtor de instituições”, tendo participado da organização do próprio Departamento de Ciência Política da USP nos anos 1980, da ABCP e da International Political Science Association (IPSA).


Autor de obras de referência como Democracia e Desconfiança: Por que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas (2010), A Desconfiança Política e seus Impactos na Qualidade da Democracia (2013) e Crises da Democracia: o Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos (2019), José Álvaro Moisés dedicou sua produção intelectual ao estudo dos desafios institucionais das democracias contemporâneas.


A Fundação Conrado Wessel solidariza-se com familiares, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica neste momento de luto.


(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

Fundação Conrado Wessel

Rua Pará, 50 - 15° andar - Higienópolis - São Paulo - CEP 01243-020

(11) 3151-2141

bottom of page