top of page

Carlos Joly recebe Prêmio FCW de Ciência 2022

Professor emérito da Unicamp e coordenador do Biota-Fapesp foi premiado em cerimônia nesta quinta-feira (20/10), em São Paulo



A Fundação Conrado Wessel entregou o Prêmio FCW de Ciência 2022 a Carlos Joly, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Joly recebeu o prêmio, no valor de R$ 400 mil e o troféu Prêmio FCW, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (20/10), em São Paulo.


O prêmio foi entregue pelo diretor presidente da Fundação Conrado Wessel, Erney Plessmann de Camargo, e pelo presidente do Conselho Curador da FCW, José Roberto Drugowich de Felício. Em discurso, Camargo destacou a importância do trabalho pioneiro de pesquisa de Joly para o avanço da ciência na área de Biodiversidade.


Joly é o principal mentor e coordenador do programa Biota-Fapesp, coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e membro do Painel Multidisciplinar de Especialistas da Intergovernamental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) e do Comitê Científico do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI).


A escolha de Joly foi feita por um grupo de jurados que reuniu os pesquisadores Helena Nader (presidente do júri), Glaucius Oliva, Luiz Davidovich, Marcello Barcinski, Marcelo Knobel, Marco Antonio Zago, Marta Teixeira e Soraya Smaili e o Almirante Paulo Cesar Demby Correa.


Joly possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Biologia Vegetal pela Unicamp, PhD em ecofisiologia vegetal pela Universidade de Saint Andrews (Escócia) e pós-doutorado pela Universidade de Berna (Suíça).


Recebeu o Prêmio Henry Ford em 1999 (Iniciativa do Ano na Área de Conservação). Em agosto de 2002, foi agraciado com a Ordem do Mérito Científico, classe comendador. Em 2005 ganhou o Prêmio Ambiental von Martius da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em 2007 recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Jovem Cientista do CNPq e, em 2012, o Premio Muriqui da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.


Entregue pela última vez em 2014, o Prêmio FCW de Ciência volta a ser concedido em 2022. O objetivo do prêmio, lançado pela Fundação Contado Wessel em 2003, é distinguir uma personalidade de destaque com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico no país.


Leia entrevista com Carlos Joly para a revista Pesquisa Fapesp: revistapesquisa.fapesp.br/carlos-alfredo-joly-e-tempo-de-biodiversidade/.



Carlos Joly foi o vencedor do Prêmio FCW de 2022, entregue na categoria Ciência na décima sexta edição do Prêmio



O Prêmio foi entregue pelo diretor presidente da Fundação Conrado Wessel, Erney Plessman de Camargo, e pelo presidente do Conselho Curador da FCW, José Roberto Drugowich de Felício





A cerimônia do Prêmio FCW 2022 recebeu mais de 200 convidados, entre os quais reitores de universidades de São Paulo e muitos pesquisadores da comunidade científica e tecnológica do estado



A cerimônia teve show de Renato Teixeira, que cantou alguns de seus sucessos como "Romaria", "Tocando em Frente" e "Frete"





bottom of page