FCW lança prêmio internacional de fotografia
- Fundação Conrado Wessel
- 30 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Em parceria com a TWAS, prêmio Through Southern Lenses: Science in Focus celebrará a excelência científica no mundo em desenvolvimento por meio das lentes da fotografia

31/10/2025
A cerimônia de entrega dos Prêmios FCW 2025, realizada na quinta-feira (30/10), em São Paulo, marcou também o lançamento do primeiro prêmio internacional de fotografia da Fundação Conrado Wessel (FCW).
Em colaboração com a Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS), a FCW apresenta o Through Southern Lenses: Science in Focus, iniciativa inédita que celebra a excelência científica no mundo em desenvolvimento por meio das lentes da fotografia.
A TWAS, unidade programática da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dedica-se a fortalecer a capacidade e a excelência científica no Sul Global. Já a Fundação Conrado Wessel promove a arte, a cultura e a ciência por meio de prêmios concedidos a indivíduos e instituições de destaque em suas áreas de atuação.
O prêmio Through Southern Lenses: Science in Focus pretende colocar em evidência conquistas científicas, desafios e histórias humanas oriundas de países em desenvolvimento, utilizando a fotografia como uma ferramenta dinâmica de comunicação científica.
“Este prêmio não é apenas sobre capturar imagens, é sobre revelar a alma da ciência no Sul Global — sua beleza, urgência e potencial transformador. Temos orgulho de ajudar a construir pontes entre o mundo da arte e o da ciência, fomentando uma cultura de curiosidade e engajamento”, disse Carlos Vogt, diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel.

“Esta iniciativa reconhece a fotografia como um meio poderoso, capaz de inspirar o interesse e o engajamento do público com a ciência, além de fortalecer a conexão entre ciência e sociedade por meio de narrativas envolventes e acessíveis”, disse Marcelo Knobel, diretor-executivo da TWAS.
Mais do que um concurso, o Through Southern Lenses: Science in Focus propõe-se a ser uma plataforma de narrativa visual que transcende barreiras linguísticas e culturais. Em um contexto de avanços científicos acelerados e desafios globais crescentes, a fotografia surge como uma linguagem universal capaz de aproximar a ciência do público.
A iniciativa concederá, anualmente, um prêmio de US$ 20 mil ao melhor ensaio fotográfico — composto por 10 imagens originais — que melhor represente o tema do ano. Em caso de inscrições coletivas, o prêmio será entregue a um representante designado.
O tema inaugural, “Geleiras e Desertos”, convida fotógrafos a explorar os impactos visíveis das mudanças climáticas — do derretimento das geleiras à expansão dos desertos — e a destacar a resiliência e a adaptação de ecossistemas e comunidades nos países em desenvolvimento.
O concurso está aberto a indivíduos ou grupos do Sul Global. Cada ensaio fotográfico deve incluir dez fotografias originais, e conteúdo gerado por inteligência artificial não será aceito.
Mais informações no site do prêmio: southernlenses.org






Comentários