top of page

Angelita Habr-Gama é primeira mulher a receber a Medalha Bigelow

Vencedora do Prêmio FCW de Ciência, médica é reconhecida pela Sociedade de Cirurgia de Boston por destacada contribuição para o progresso científico e ensino da cirurgia



A médica paraense Angelita Habr-Gama se tornou a primeira mulher do mundo a receber a renomada Medalha Bigelow, concedida pela Sociedade de Cirurgia de Boston a profissionais com destacada contribuição para o progresso científico e ensino da cirurgia. A entrega foi realizada no dia 6 de novembro de 2023 no Harvard Club em Boston, Estados Unidos.


Vencedora do Prêmio FCW de Ciência - Medicina em 2010, Habr-Gama é professora emérita da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi a primeira mulher residente de cirurgia do Hospital das Clínicas, além de ter sido também a primeira professora titular em cirurgia do Departamento de Gastroenterologia, onde criou a disciplina de Coloproctologia. É cirurgiã coloproctologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.



Considerada em 2022 pela Universidade Stanford uma das cientistas mais influentes do mundo, Habr-Gama foi presidente da Sociedade Latino-Americana de Coloproctologia, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino.


Indicada pela Organização Mundial de Gastroenterologia como coordenadora no Brasil do Programa de Prevenção do Câncer Colorretal, foi a primeira mulher a se tornar membro honorário da centenária sociedade científica American Surgical Association, em 2002.

Assista entrevista de Habr-Gama para a TV Cultura:



(Fotos: TV Cultura e SBCP).





댓글


댓글 작성이 차단되었습니다.
bottom of page