top of page

Vahan Agopyan será o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo

Anúncio da escolha do conselheiro da FCW e ex-reitor da USP foi feita pelo governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas




O engenheiro Vahan Agopyan, membro do Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel (FCW), será o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio foi feito na sexta-feira (23/12) pelo governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).


Reitor da Universidade de São Paulo (USP) de 2018 a 2022, Agopyan foi vice-reitor e diretor da Escola Politécnica, diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e coordenou a área de ciência e tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo em 2008 e 2009, na gestão de José Serra (PSDB).


"Teremos um desafio bastante grande, mas estou muito empolgado pela postura que o governador colocou para a ciência e tecnologia. Devem ser uma mola propulsora para o desenvolvimento social", disse Agopyan à Folha de S.Paulo.


Engenheiro civil e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da USP (1974 e 1978) e PhD (Civil Engineering) pela University of London King's College (1982), Agopyan é docente da Poli-USP desde 1975, sendo professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil desde 1994. Foi pró-reitor de Pós-Graduação e vice-reitor da USP.


Foi conselheiro e vice-presidente do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro dos conselhos superiores da Fapesp, do IPT, da Capes, do IMT, da Univesp e do Centro Paula Souza e presidente do Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT.


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.


bottom of page