Evento, que conta com o apoio da Fundação Conrado Wessel, terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima terça-feira (11/2), a cerimônia de entrega do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição é dedicada às “Meninas na Ciência”. A premiação, que conta com o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW), será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 14h, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
Durante a cerimônia, também ocorrerá o lançamento da biografia da cientista e primeira mulher a presidir a SBPC, Carolina Bori, com a presença do autor Gabriel Vieira Cândido. A cerimônia acontecerá no Salão Nobre do Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antonia, 294 – 3º andar – São Paulo/SP) e será encerrada com uma apresentação da cantora hondurenha radicada no Brasil, Indiana Nomma.
Lançado em 2019 e alternando a cada ano as categorias “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”, a SBPC teve para a premiação deste ano 765 indicações válidas de estudantes do ensino médio e graduação de todo o país, representando um aumento de 71,5% em relação à edição anterior, em 2022. Este salto expressivo reforça o reconhecimento e a importância do prêmio, que busca inspirar e premiar jovens cientistas em início de carreira.
Com 166 inscrições de alunas do Ensino Médio e 599 de estudantes de Graduação, a distribuição das candidaturas abrangeu todo o Brasil: Sudeste (392), Sul (152), Nordeste (115), Centro-Oeste (69) e Norte (37).
Premiação
Nesta 6ª edição, as estudantes vencedoras na categoria ensino médio receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil cada. As da graduação serão agraciadas com R$ 10 mil cada uma. Para esta premiação, a SBPC contou com o patrocínio, além da FCW, do Instituto Serrapilheira, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e do Complexo Pequeno Príncipe.
Além do prêmio em dinheiro, as seis laureadas terão acesso a uma série de oportunidades para impulsionar suas carreiras científicas. Elas apresentarão seus projetos na 77ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá em julho de 2025, em Recife (PE), e participarão de uma mentoria exclusiva com pesquisadores de destaque, ampliando suas perspectivas acadêmicas e profissionais. As premiadas também serão contempladas com uma visita guiada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, onde está localizado o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, a única fonte de luz síncrotron da América Latina.
Para saber mais sobre o evento e conferir a lista das premiadas da 6ª Edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” – Meninas na Ciência, acesse o link.
Comments