Diretor-presidente da FCW ocupa a cadeira de nº 15, que tem Antônio Firmino de Proença como patrono
Carlos Vogt, diretor-presidente e coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel, tomou posse na Academia Paulista de Educação como acadêmico titular da cadeira de número 15, cujo patrono é o escritor Antônio Firmino de Proença. A cadeira tem Vicente de Paula Rocha Keppe como fundador e Vogt foi antecedido pelo professor Luiz Barco.
A posse dos novos membros foi realizada na Sala do Conselho Universitário da Unicamp no dia 22 de novembro de 2023, com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, de diretores de unidades, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Roque Theóphilo, de conselheiros do colegiado e de familiares dos empossados. Vogt foi saudado pelo professor Nílson José Machado.
A Academia Paulista de Educação (APE) foi fundada em 12 de abril de 1970, por um seleto grupo de educadores, a então chamada velha guarda de professores paulistas que, nos anos seguintes, procurou fazer dela uma instituição atuante e presente na vida educacional de São Paulo e do Brasil.
A APE segue o modelo das academias tradicionais, formada por 40 cadeiras, cada uma com seus respectivos patrono e titular, este eleito em Assembleia Geral, quando da ocorrência de vaga. Nos termos estatutários, a Academia tem também Acadêmicos Honorários, Acadêmicos Beneméritos e Acadêmicos Correspondentes.
A Academia reúne-se mensalmente e desenvolve um programa intenso para manter viva a memória de acadêmicos e educadores antecessores. A APE organiza eventos educacionais, palestras, colóquios e participa da discussão e propostas de atividades educacionais, pedagógicas e escolares em todo Estado de São Paulo.
Carlos Vogt é professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Foi reitor da Unicamp, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
É pesquisador emérito do CNPq. Graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo. É mestre em Letras Modernas, pela Universidade de Franche-Comté (Besançon, França), e doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Fotos: Rosângela da Silva e Ana Clara Vogt
Comments