MarcosMendes_futebol.jpg

Prêmio FCW de Arte

A Fundação Conrado Wessel atribui um prêmio anual denominado Prêmio Fundação Conrado Wessel (Prêmio FCW), destinado a personalidade ou entidade de reconhecimento nacional nos campos de Arte, Ciência, Medicina e Cultura, mediante critérios e normas estabelecidos em regulamento específico pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Curador.

O Prêmio FCW de Arte reverencia o fundador, industrial e profissional da Fotografia Publicitária. São premiados trabalhos do meio publicitário pela criatividade e técnica envolvidas e do meio profissional pelos ensaios fotográficos produzidos, segundo julgamento de Comissão Julgadora formada por especialistas e professores universitários de Publicidade e Fotografia de renome nacional e internacional.

 

O Prêmio FCW de Arte é atribuído à Fotografia e distingue anualmente as melhores fotos do período anterior, sejam de publicidade sejam de ensaio fotográfico, com distinção para os primeiros colocados em cada modalidade, premiados com significativo valor além do próprio Troféu FCW.

 

Nos primeiros quatro anos (2002 a 2004) a outorga se restringia à Fotografia Publicitária. A partir de 2005 foi introduzida a categoria Ensaio Fotográfico Publicado que, juntamente com Fotografia Publicitária, prevaleceu até 2009. Em 2007 foi criada mais uma categoria, a de Ensaio Fotográfico Inédito, que coexistiu com o Publicado e com a Fotografia Publicitária até 2009. A partir de 2010, a outorga se definiu apenas por Ensaio Fotográfico, admitindo-se sem restrição o Publicado ou o Inédito, e cessou a premiação da Fotografia Publicitária. 

As demais modalidades de expressão artística, como Artes Plásticas, Música ou Teatro, são contempladas pelo Prêmio FCW de Cultura.