top of page

Uma jornada de conhecimento e inovação

Revista de divulgação científica mais antiga do Brasil, Ciência & Cultura comemora 75 anos com edição especial



Uma revista para falar sobre ciência, cultura e suas inúmeras conexões com nossas vidas. Essa é a Ciência & Cultura, revista de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que completa 75 anos de atividade. A nova edição, que já está no ar, comemora o aniversário da revista de divulgação científica mais antiga do Brasil.


Criada em 1949 — poucos meses após a fundação da SBPC — a revista é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil. Ela nasceu visando a difundir o conhecimento científico e promover uma aproximação entre cientistas e o público, com o objetivo de ser “aberta não apenas a cientistas, mas a todos os que se interessem pela ciência, por suas aplicações e pelas consequências destas”, conforme se lê na contracapa de sua primeira edição. De lá para cá, já foram publicadas 466 edições — todas disponíveis online no Acervo Digital da SBPC ou na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional.


“Desde sua primeira edição, tem sido uma voz incansável na promoção do conhecimento científico e cultural no país e desempenhado um papel fundamental na disseminação do saber, na promoção do diálogo entre as disciplinas científicas e na valorização do pensamento crítico e da reflexão”, pontuam Carlos Vogtex-reitor da Unicamp e diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel e Fernanda Sobral, professora emérita do Instituto de Ciências Sociais da UnB e diretora da SBPC, no editorial do atual número da revista.


A publicação passou por fases diversas, mas sua missão sempre foi a de informar a comunidade científica sobre questões importantes para a ciência no Brasil. Contribuiu, e contribui até hoje, para o debate de grandes temas científicos e culturais da atualidade, atraindo a atenção das novas gerações de pesquisadores e oferecendo conteúdos para uma reflexão sobre tais temas.


De publicação trimestral, a revista apresenta, a cada edição, um tema a ser abordado do ponto de vista da ciência, da cultura, da arte e da filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens jornalísticas, textos de opinião, vídeos, podcasts e muito mais.


Esta edição comemorativa de Ciência & Cultura também seleciona artigos das mais diversas áreas do conhecimento, escritos por alguns dos mais importantes nomes da história da ciência no Brasil e publicados em edições anteriores da revista. São textos de Warwick Kerr, José Goldemberg, Octavio Ianni, Samuel MacDowell, Leopoldo de Meis, Otávio Velho, Ima Vieira, Sidia Callegari, Francisco Salzano, Erney Plessmann de Camargo, Regina Pekelmann Markus, Miguel Trefaut Rodrigues, Mayana Zatz, Maria Rosário de Carvalho, Fernando Galembeck, Esper Cavalheiro, Sérgio Adorno e Aldo Zarbin, que oferecem um denso, diverso e valioso panorama da história e do desenvolvimento da ciência, além do debate cultural no Brasil.


A edição traz também reportagens inéditas, além de podcasts e vídeos em que nomes importantes, tanto para a história da ciência e da cultura brasileiras como para a história da revista, fazem uma retrospectiva da ciência e da cultura no Brasil nos últimos 75 anos e  sobre a importância da revista nesse período. 


Leia a edição especial em: https://revistacienciaecultura.org.br/




Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page