top of page

Morre Gerhard Malnic, professor emérito do ICB-USP

Velório será realizado na segunda-feira (27/02), às 12h, em São Paulo



Gerhard Malnic, professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), morreu neste sábado, aos 89 anos. O velório de despedida será realizado na segunda-feira (27/02) no Funeral Arce Morumbi, das 12 às 16h, na Av. Giovanni Gronchi 1358, em São Paulo.


Malnic foi diretor do ICB-USP entre 1989 e 1993, presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (1983-1985) e da Sociedade Brasileira de Fisiologia (1985-1988). Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, vice-presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo, secretário geral da Associação Latino-Americana de Ciências Fisiológicas e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, entre outros cargos administrativos que ocupou em sua carreira.


Nasceu em 25 de setembro de 1933 em Milão (Itália), originalmente de nacionalidade austríaca, e naturalizou-se brasileiro em 1956. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da USP, onde obteve o doutorado no Departamento de Fisiologia sob orientação de Alberto Carvalho da Silva, em 1960. Fez pós-doutoramento na Tulane University e na Cornell University, nos Estados Unidos. Foi professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e depois do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB-USP.


Pesquisador aclamado na área de Fisiologia e Biofísica do rim, particularmente, em transporte de íons pelo epitélio tubular renal, incluindo acidificação urinária e regulação da atividade iônica celular. Implantou laboratório de micropunção e microperfusão renal, abordando os mecanismos de transporte de potássio ao longo do néfron e de acidificação tubular. Estudou o papel do sódio, fatores hormonais, alterações do equilíbrio ácido-base e drogas nefrotóxicas na reabsorção de bicarbonato. Trabalhou no desenvolvimento de metodologia para a determinação do pH celular por microfluorimetria.


Foi agraciado com o título de Comendador Grão-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e com o Prêmio GA Borelli Medal, recebido na Itália. Foi membro de corpos editoriais dos periódicos: Kidney International; Brazilian Journal Biol.Med. Research; American Journal of Physiology, Renal; e Physiological Reviews.


(com informações do ICB-USP e ABC. Foto: BV-Fapesp)



Leia mais:



Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page