Instale o FlashPlayer.
Instale o FlashPlayer.
Fundação Conrado Wessel
Rua Pará,50 15º andar
01243-020 São Paulo SP Brasil
fone/fax + 55 11 3237-2590
A FUNDAÇÃO CONRADO WESSEL instituída em testamento por Ubaldo Conrado Augusto Wessel, tem os objetivos que ele estabeleceu em testamento: o incentivo à CIÊNCIA, âncora do desenvolvimento nacional; o incentivo à CULTURA, raiz do bem estar social e da paz mundial; o incentivo à ARTE, veículo da perfeição espiritual. Essa missão é o que de mais nobre se pode pensar para o Brasil.

Foi constituída em 20 de maio de 1994.

Durante os primeiros seis anos de existência foram realizadas as providências destinadas à transferência de patrimônio do espólio para a responsabilidade fundacional.

Com a gestão iniciada em 2000 pelo conjunto de Conselheiros Curadores e Diretores Executivos, cujos nomes se encontram neste Portal (V. Diretoria e Conselho), foram equacionados os investimentos e a disciplina administrativa responsável pela geração dos recursos para cumprir os elevados objetivos. Assim, o primeiro PRÊMIO FCW foi o de 2002, no início da presente gestão.

O Prêmio FCW de Fotografia Publicitária 2002 coube aos fotógrafos publicitários Klaus Werner Mitteldorf, Maurício Salomão Nahas Filho e Allard Willen Meindert Van Wielink. O evento de premiação ocorreu no pavilhão da Bienal em São Paulo.

O Prêmio FCW de Literatura 2002 foi destinado a romancistas inéditos, e foram agraciados: Noêmia Sartori Ponzetto, Santiago Nazarian e Maria Filomena Lepecki. O lançamento solene de seus livros realizou-se no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

O Prêmio FCW de Ciência 2002 distinguiu trabalhos realizados por estudantes de escolas de ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, na área das Ciências. Entre centenas de concorrentes, venceram as escolas estaduais Prof. Waldemar Salgado, Prof. Mario Arminante e Benjamin Constant, 15 alunos e 3 professores. A premiação aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.

A partir de 2003 ampliou-se a premiação de tal sorte que, anualmente, passaram a ser atribuídos os maiores prêmios nacionais de Arte, Ciência e Cultura no total de 8 outorgas:

Prêmio FCW de ARTE: Fotografia Publicitária e Ensaio Fotográfico.


Prêmio FCW de CIÊNCIA: Ciência Geral, Ciência Aplicada( à Água, ao Campo e ao Meio Ambiente) e Medicina.

Prêmio FCW de Cultura: Literatura.

O perfil da Fundação Conrado Wessel ainda se complementa com DOAÇÕES efetuadas anualmente a 6 entidades designadas pelo Instituidor. São elas, em ordem alfabética:

a) Aldeias Infantis SOS Brasil
b) Assistência e Promoção Social do Exército da Salvação
c) Associação Escolar Benjamin Constant
d) Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
e) Fundação Antonio Prudente
f) Uma entidade que atende a crianças carentes, a critério da FCW.

Estas últimas entidades são escolhidas anualmente com apoio do MP. A aplicação desses recursos, acompanhada pela Fundação Conrado Wessel, propicia:

Reciclagem de bombeiros no Exterior
Concessão de bolsas de estudo a alunos sem condições financeiras
Atendimento a crianças órfãs e carentes
Recolhimento de carentes e necessitados
Implantação de laboratórios de informática para a inserção digital
Educação complementar
Apoio ao Hospital do Câncer
Inserção digital e iniciação profissional
Tratamento hospitalar a crianças carentes.
Doação de cestas básicas.

Além das Instituições nominadas em seu testamento pelo próprio Conrado Wessel, muitas outras entidades têm multiplicado seus objetivos de largo alcance social, recebendo a contribuição da FCW, como o Instituto Solidariedade, a Fundação Anita Pastore D´Angelo, a Fundação Zerbini, que também já foram beneficiados em projetos voltados ao menor carente.
Copyright © todos os direitos reservados